Quando estamos no processo para começar um intercâmbio, muitas coisas passam pela nossa cabeça. É comum criar expectativas e na hora do “vamos ver”, tudo muda!

O bom é que tudo vira experiência e histórias pra contar! Aqui na Facens, os alunos intercambistas sempre nos mandam notícias de como tem sido a vida por lá e as descobertas da jornada.

O DRI separou alguns desses depoimentos para compartilhar com a gente! Dá pra sentir daqui o quanto essa experiência está sendo um ponto de mudança na vida dos nossos alunos!

Desenvolvendo as soft skills

“Além dos conhecimentos técnicos, estou desenvolvendo “soft skills”, tenho contato com diversas culturas diferentes e isso fez com que eu tenha melhorado minha comunicação, meu “tato” para entender melhor as pessoas, etc.”Vitor Imanobu, aluno de Engenharia Mecânica. Programa: Global Study na Universidade de Aveiro (UA) – Aveiro, Portugal.

Quanto vale um intercâmbio?

“As histórias, culturas, memórias e até mesmo experenciar um cotidiano diferente do que eu estava acostumada, pagam qualquer custo.”Júlia Ramos, aluna de Arquitetura e Urbanismo. Programa Global Study Universidade de Florença (UniFi)  – Florença, Itália.

Tem como voltar pro início?

“A chegada do final é um misto de gratidão por tudo que vivi, pelas pessoas de todo o mundo que conheci no caminho, pela oportunidade acima de tudo, juntamente a uma tristeza de precisar partir.”Vitória Amorim, aluna de Arquitetura e Urbanismo. Programa Global Study Universidade de Florença (UniFi)  – Florença, Itália

Realizando um sonho!

“Eu sempre quis ter essa experiência […] é interessante ver que eu também tenho repertório para resolver problemas. Tirando o frio, tudo vai muito bem :).”Giovanna Naine, aluna de Arquitetura e Urbanismo. Programa Global Study na Universidade de Lleida (UdL) – Lleida, Espanha.

Crescimento profissional e inspirações

“Tive a oportunidade de conhecer profissionais feras da área, saber que eles também passaram por onde estou e que hoje fazem coisas incríveis. […] Esse intercâmbio me proporcionou enxergar a minha profissão de forma mais ampla, porque hoje quero ser uma arquiteta em potencial […]”Milena de Souza, aluna de Arquitetura e Urbanismo. Programa Global Study na Universidade de Lleida (UdL) – Lleida, Espanha.

Muito mais que a sala de aula

“Sinto que aqui minhas experiências e aprendizados vão além das salas de aula, estão inclusas também as trocas de experiências, as diferenças culturais, as viagens e entre outros. Com toda certeza do mundo, essa experiência está sendo divisora de águas na minha vida.”Giovana Cabral, aluna de Engenharia de Produção. Programa Global Study na Universidade de Lleida (UdL) – Lleida, Espanha.

Novas amizades

“Minha adaptação a cidade e ao intercâmbio em geral, foi muito tranquila, desde o princípio busquei estar próximo de diferentes pessoas, fiz amizades muito rápido e busquei desde o princípio estar em ciclos de amizades diferente do que apenas os brasileiros, tanto por questão de adaptação, idioma ou contato com outras pessoas em si.”Andreas Oliveira, aluno de Engenharia Elétrica. Programa Global Study na Universidade de Lleida (UdL) – Lleida, Espanha.

Tempo ao tempo!

“No início das aulas, estava com um pouco de dificuldade de compreender, mas em algumas semanas, a medida em que fui acostumando o ouvido para o idioma foi se tornando mais compreensível.”Moyra Morita, aluna de Arquitetura e Urbanismo. Programa Global Study na Universidade de Lleida (UdL) – Lleida, Espanha.

Tudo, em todo lugar, ao mesmo tempo!

“Tenho que concordar que esse sistema que estou vivendo instiga muito a responsabilidade no aluno. […] A experiência até aqui tem sido simplesmente perfeita, existe tanta coisa para aprender, para ver, para fazer, que fico até perdido (no bom sentido) de que caminho seguir, por que não quero perder nada que eu possa viver. […]”Lucas Cabral, aluno de Arquitetura e Urbanismo. Programa Global Study na Universidade de Lleida (UdL) – Lleida, Espanha.

Saindo da zona de conforto

“[…] Estou sendo exposta a rotinas, culturas, crenças e idiomas todos os dias, o que é maravilhoso para se conectar com pessoas e aprender […] É uma experiência que nos possibilita ser humildes, compreensíveis e mente aberta, um grande crescimento intra e interpessoal.”Letícia Cabral, aluna de Engenharia Agronômica. Programa de Dupla Titulação na Universidade de Lleida (UdL) – Lleida, Espanha.

Experiência profissional completa!

“Eu trabalho na Àuria Cosméticos, é uma empresa local de Igualada que desenvolve cosméticos sólidos, estou muito contente até o presente momento com essa conquista.”Gabriela Santos, aluna de Engenharia Química. Dupla Titulação na Universidade de Lleida (UdL) – Lleida, Espanha.

Quase um nativo!

“O quão importante essa experiência está sendo para conectar com pessoas diferentes […] o quão legal é poder se misturar com os alemães e se sentir pertencente no grupo de intercambistas.”Clara Lorenz, aluna de Engenharia de Produção. Programa Global Study na Universidade Técnica de Ingolstadt (THI) – Ingolstadt, Alemanha

Amigos ao redor do mundo!

“[…] Todas as amizades que eu fiz nesse intercâmbio tem sido com intercambistas do Brasil, França, Espanha, Argentina, México, Itália, entre outros países.”Giovanna Stilben, aluna de Engenharia Mecânica. Programa de Global Study na Universidade Técnica de Ingolstadt (THI) – Ingolstadt, Alemanha

Mente aberta!

“[…] O principal diferencial […] foi o contato com pessoas de diferentes culturas, o que implica a comunicação em vários idiomas necessária, bem como a convivência com diversos costumes distintos. […]”Miguel Batista, aluno de Engenharia de Produção. Programa Global Study na Universidade Técnica de Ingolstadt (THI) – Ingolstadt, Alemanha