Estude na facens (Incoming)

FACENS EXPERIENCE

Estudantes de Instituições de Ensino Superior internacionais parceiras podem se candidatar por meio dos acordos de cooperação para estudar por um ou dois semestres nos programas de graduação da Facens com isenção de mensalidade. Acesse o passo a passo abaixo e saiba como.

Além disso, também podem estudar na Facens estudantes internacionais por meio de iniciativa própria (free movers) nos programas de graduação, pós-graduação e se inscreverem para cursos de curta duração (Short Terms) conforme abertura de vagas. Contate o dri@facens.br caso tenha interesse em estudar conosco!

Dupla Titulação

Os acordos de Dupla Titulação permitem que estudantes internacionais de instituições conveniadas estudem um período na Facens com obtenção de diploma de ambas instituições. Os requisitos e períodos de estudos variam conforme o edital de cada acordo de dupla titulação.

O acordo de Dupla Titulação assinado entre a Facens e a Universitat de Lleida (UdL) permite que o aluno da UdL inscreva-se em edital de sua instituição de origem para cursar 1 ano de mobilidade no Brasil para, ao fim desse processo, receber o título de graduação das duas instituições.

SHORT TERMS

A Facens acolhe todo ano estudantes internacionais para programas de curta duração dentro de seu campus, ofertando workshops, atividades em seus laboratórios e centros de inovação e visitas a empresas e indústrias da região. Entre em contato pelo dri@facens.br para solicitar uma proposta de Short Term personalizado de acordo com sua instituição!

Tudo que você

precisa saber

Passo a Passo (+)
1. Envio da indicação pela instituição de origem do estudante internacional interessado;
2. Aguarde o contato do DRI com a solicitação dos documentos necessários e envio de instruções;
3. Envie ao DRI os documentos solicitados e aguarde carta de aceitação;
4. Com a carta de aceitação em mãos, solicite o visto junto a repartição consular responsável em seu país;
5. Após o recebimento do visto, arrumar as malas e preparar-se para uma experiência inesquecível;
6. Welcome to FACENS!
Documentos Necessários (+)

Solicite ao DRI a lista de documentos necessários para estudos no Brasil.

Visto

Todas as informações referentes ao visto são de responsabilidade do Ministério das Relações Exteriores e da Polícia Federal. Consulte os órgãos competentes para mais informações:

Ministério das Relações Exteriores: www.mre.gov.br

Polícia Federal: http://www.dpf.gov.br/

Lista de Consulados no Brasil: www.consulados.com.br/paises

Após entrada no país portando o visto de estudante, o aluno internacional deverá providenciar a Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM). Os procedimentos e documentação necessária estão disponíveis no site da Polícia Federal aqui (Item “Autorização de Residência – Para fins de estudo”).

Seguro Saúde

O aluno internacional deve obrigatoriamente contratar um seguro saúde que deve abranger todo o período da mobilidade, com cobertura médica em caso de doença ou acidente, acidentes pessoais e repatriação médica ou funerária.

Documentos de matrícula

– Histórico escolar do ensino médio – 1 cópia e o original (apenas para alunos que irão concluir a graduação na Facens);
– Certidão de nascimento – 1 cópia e o original;
– Documento de identidade (ID do país) – 1 cópia e o original;
– CPF (documento brasileiro requerido quando já se está no Brasil) – 1 cópia e o original;
– Comprovante de residência – 1 cópia;
– Foto 3×4.

Observação: os candidatos com diploma de ensino médio ou equivalente no exterior deverão apresentar prova de equivalência de estudos, do Conselho Estadual de Educação (no Brasil), anterior à inscrição no caso de Dupla Titulação ou matrícula como free mover.

Checklist (+)

Itens que não podem faltar na sua mala:
– Porta documentos com carta de aceitação, apólice de seguro, passaporte e lista de contatos emergenciais;
– Adaptador de tomada universal;
– Protetor solar e outros itens de proteção (boné, óculos de sol, etc);
– Repelente;
– Roupas confortáveis para as variações de temperatura (em algumas cidades o clima pode mudar radicalmente de uma hora para outra. Temperatura média em Sorocaba de 8ºC a 35ºC no decorrer do ano);
– Traga um valor inicial em espécie (no Brasil, a troca de câmbio é mais burocrática do que em outros destinos);
– Habilite a função internacional do seu cartão antes da vinda.