Explore o mundo (Outgoing)

O propósito do intercâmbio é incentivar a busca de conhecimento pelo mundo enquanto agrega experiências às vidas pessoal e profissional do(a)s estudantes. Providenciar a documentação, passagens, acomodação, seguro saúde, lidar com diferenças culturais e, principalmente, com imprevistos que possam surgir no exterior são de responsabilidade do(a) estudante para que nessas atividades possa desenvolver a independência e competências interculturais, valores essenciais para ingressar no mercado de trabalho. 

 Confira mais detalhes dos nossos programas:  

GLOBAL STUDY – PROGRAMA DE MOBILIDADE ESTUDANTIL NO EXTERIOR

O programa de mobilidade estudantil Global Study da Facens fundamenta-se na publicação de editais com vagas para estudar um ou dois semestres em uma das instituições internacionais parceiras. Com o programa de cooperação da Facens com essas instituições, o(a) estudante tem isenção de mensalidade na IES parceira e processo burocrático de entrada facilitado, ou seja, o(a) estudante tem muito mais acessibilidade e probabilidade de ser aceito para estudar em uma instituição internacional, por meio da nossa assistência de cooperação.

Os requisitos gerais são ter a partir de 40% da grade curricular cursada (equivalente ao 5º semestre do bacharelado e 3º semestre do tecnólogo) e ter CR igual ou superior a 6,5 e, dependendo da instituição de interesse, podem existir outros requisitos como teste de proficiência em língua estrangeira ou apresentar conhecimento intermediário a avançado da língua local. O ideal é que o(a) estudante já se programe desde os primeiros anos para adquirir esse conhecimento em outros idiomas, pois isso é fundamental tanto para conseguir uma das vagas, quanto para o mercado de trabalho no futuro. Também é importante envolver-se com os projetos do campus, uma vez que isso é avaliado como um diferencial no processo de seleção e até de reconhecimento do aluno pelo parceiro. Outros itens a serem avaliados são o currículo, desenvoltura e habilidade de comunicação e entendimento da proposta, por meio da produção de um vídeo pitch e entrevista com o DRI.

O prazo de inscrições, normalmente, ocorre no 1º semestre letivo de cada ano (entre fevereiro e abril), com embarque no 2º semestre letivo, entre agosto e outubro. A divulgação ocorre nas redes sociais oficiais, Canvas e App Facens.

DUPLA TITULAÇÃO

Os acordos de Dupla Titulação permitem que o aluno da Facens curse um período no exterior em instituições conveniadas com convalidação de créditos em ambas instituições e obtenha o diploma da Facens e da instituição internacional.

O acordo de Dupla Titulação assinado entre a Facens e a Universitat de Lleida (UdL – Espanha) permite que o estudante da Facens no 9º (nono) semestre inscreva-se em edital (normalmente aberto entre fevereiro e abril com embarque em agosto) com vagas limitadas para cursar o 10º (décimo) semestre e mais um semestre extra na UdL concluindo os créditos necessários em ambas as instituições para, ao fim desse processo, receber o título de graduação das duas instituições. Os principais requisitos são: ter bom desempenho acadêmico, estar no 9º (nono) semestre sem pendências de disciplinas e possuir nível mínimo de B2 de inglês comprovado por exame certificador. Os aprovados têm isenção de mensalidade durante o período no exterior em ambas instituições.
Áreas: Engenharias Agronômica, de Alimentos, de Computação, Elétrica, Química, Mecânica e de Produção.
Período de embarque: entre agosto e setembro (semestre seguinte à aprovação no edital).

O acordo de Dupla Titulação assinado com o Instituto Politécnico da Guarda (IPG – Portugal) destina-se aos estudantes da FACENS que estiverem com a conclusão do 10º semestre (5º ano) de Engenharia Civil prevista para o ano de candidatura e que tenham cumprido todas as disciplinas do curso. Os estudantes aprovados em edital, com vagas limitadas, cursarão mais um semestre na instituição de acolhimento (IPG) para obtenção dos diplomas de ambas instituições e têm a opção de obter grau de Mestre em Construções Civis cursando mais um semestre, ou seja, o total de um ano de estudos e, adicionalmente, um semestre de estágio que poderá ser realizado, em ambiente profissional, em Portugal ou no Brasil, totalizando um ano e meio para obtenção dos diplomas de graduação de ambas instituições e diploma de mestrado no IPG. Os aprovados têm isenção de mensalidade durante o período no exterior em ambas instituições.
Áreas: somente Engenharia Civil.
Período de embarque: entre fevereiro e março (início do ano seguinte à aprovação no edital).

PROFESSIONAL EXPERIENCE – PROGRAMA DE ESTÁGIO REMUNERADO NO EXTERIOR

O programa Professional Experience abre chamadas de seleção para estágio no exterior, sendo remunerado em sua grande maioria. Confira algumas de nossas chamadas:

Instituto Fraunhofer (Aachen/Alemanha): conta atualmente com dois a quatro editais anuais, lançados, normalmente, no início dos semestres letivos. Os requisitos são enviados pelo próprio instituto e divulgados a cada edital, mas é imprescindível o domínio da língua inglesa, bom desempenho acadêmico, conclusão de no mínimo 50% da grade curricular e máximo de 90% e CR (coeficiente de rendimento) mínimo de 6,0. Conhecimento em alemão é um diferencial!

AirBus/THI (Ingolstadt/Alemanha): a Facens, por meio da parceria com a Technische Hochschule Ingolstadt (THI), ingressou na rede de pesquisas AWARE Center (Applied NetWork on Automotive Research and Education). E, em parceria com a AirBus, foi aberta chamada para seleção de estudantes para estágio remunerado na instituição vinculado ao desenvolvimento de projeto aplicado de TCC.

A divulgação das oportunidades ocorre nas redes sociais oficiais da Facens e DRI, Canvas e App Facens.

Além disso, a Facens tem parceria com a IAESTE (International Association for the Exchange of Students for Technical Experience). O programa promove estágio remunerado para estudantes com vínculo universitário em mais de 80 países e tem duração de 1 a 12 meses em variadas áreas de estudo. O(a) estudante recebe uma bolsa auxílio do contratante suficiente para cobrir as suas despesas básicas com acomodação, transporte e alimentação durante o período. O(a)s candidato(a)s inscrito(a)s são classificado(a)s de acordo com os requisitos atendidos e os pontos acumulados realizando atividades do programa (ex.: recepção de estudantes internacionais, organização de palestras sobre o programa, etc.). Inscrevendo-se de março a dezembro, o(a) estudante concorre às vagas disponíveis para o ano seguinte.
Ficou interessado(a)? Acesse
https://www.abipe.org.br/estudantes/programa-iaeste para mais informações!

SHORT TERMS – CURSOS DE CURTA DURAÇÃO NO EXTERIOR

Os Short Terms (cursos de curta duração), são divulgados via os canais de comunicação citados anteriormente, mas de acordo com a disponibilização das vagas pelos nossos parceiros internacionais, normalmente para cursos de 1 a 4 semanas entre os meses de junho e agosto. Os custos com esses cursos variam de instituição para instituição a cada ano.

Veja quem já embarcou nessa

Tudo que VOCÊ

precisA saber

Passo a Passo (+)

1. Escolha o programa de interesse e verifique se você atende aos requisitos;
2. Planeje-se financeiramente: o custo de vida nos destinos com parceria da Europa variam em torno de €350,00 a €550,00, no Reino Unido em torno de £450,00 a £600,00 e nos EUA e Japão em torno de $1000,00 a $1500,00;
3. Aguarde a abertura dos editais e divulgação de vagas e oportunidades, conferindo nossos meios de comunicação (Facebook DRI Facens, Insta Facens, App Facens, Canvas e Elemidia). Leia atentamente o conteúdo disponilizado;
3. Realize o processo de inscrição seguindo atentamente às regras. Dica: um currículo bem estruturado, comunicação clara e boa apresentação fazem toda diferença!
4. Fique atento às etapas de seleção de cada programa e sempre confira seu e-mail e caixa de spam, pois o status do processo é sempre informado via este canal;
5. Se for selecionado(a), siga atentamente às instruções fornecidas;
6. Aproveite ao máximo a experiência!

Documentos Necessários (+)

Solicite ao DRI a lista de documentos necessários para estudos no seu destino de mobilidade.

Checklist (+)

– Tenha em mãos pasta de documentos contendo passaporte válido, visto; carta de aceitação da instituição internacional de ensino, comprovante de moradia, endereço e contato do proprietário da moradia, contatos da instituição nacional e internacional, passagem aérea (ida e volta) e apólice do seguro saúde;
– Separe produtos de higiene pessoal (levar o necessário para os primeiros dias);
– Leve ítens úteis como cadeado, porta dinheiro, adaptadores de tomada, power bank, pequeno kit de saúde (band-aid, faixa, pomada, aspirina, etc)
– Use roupas e sapatos confortáveis para o voo;
– Leve uma quantia de dinheiro local (em espécie);
– Chegue com no mínimo 4h de antecedência no aeroporto;
– Certifique-se junto à companhia aérea contratada o número de bagagens e pesagem. Geralmente, para voos internacionais, é permitido portar duas bagagens de despacho de 23 kg ou 32 kg e uma de mão de 10kg.