Junho chegou e com ele vieram as tradicionais Festas Juninas! Será que todas as comemorações são iguais pelo país? Vamos descobrir juntos!

Origem

Com influência portuguesa, as Festas Juninas tinham inicialmente um forte caráter religioso, já que se homenageavam os santos São João, Santo Antônio, São Pedro e São Paulo. A tradição se tornou bastante popular no Nordeste, a princípio, onde hoje é a região com as maiores festas.

Nordeste

Marcam as Festas Juninas nordestinas: as quadrilhas ao som de sertanejo, forró ou cabrueira; a culinária à base de milho (bolo de milho, curau, pamonha, etc.), além do pé de moleque, maçã do amor, canjica e arroz doce. Já as brincadeiras mais comuns são pescaria, correio elegante, corrida do saco, quadrilha e bingo.

É nesta região que celebra a maior festa junina do Brasil, mais precisamente, na cidade de Campina Grande no estado da Paraíba.

Fonte: G1 / Crédito: Emanuel Tadeu/Arquivo pessoal

Norte

Em junho, vale destacar que os holofotes não estão Festa Junina em si, mas no Festival Folclórico de Parintins e na Festa do Boi-bumbá, com a disputa entre os Bois Garantido e Caprichoso. As comidas típicas são bolo de macaxeira, cuscuz, munguzá, vatapá, tacacá, pudim, churrasco e doces feitos à base de frutas da região amazônica.

Fonte: Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais / Crédito: Gabriel Retondano

Centro-oeste

Nessa região, por sua vez, as festas são marcadas por shows e eventos sertanejos, principalmente em Goiás. Além disso, é comum o desafio do cururu, um canto de improviso, marcado pela disputa entre cururueiros.

No Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, pela proximidade com o Paraguai, o prato típico das festas é a sopa paraguaia, que ao contrário do que parece, é um bolo de milho salgado.

Sul

As festas de junho no Sul têm tradições parecidas com o restante do país, mas com a incorporação de traços gaúchos, como bombacha, botas e lenço pachola bem como o venerão, um estilo musical típico da região.

A comida mais popular é, sem dúvidas, o pinhão. Por ser a região mais fria do Brasil, bebidas quentes como quentão e chimarrão, além de uma fogueira, não podem faltar na tradição sulista.

Sudeste

Aqui no Sudeste, as festas juninas são marcadas por quadrilhas e, na sua quase totalidade, pela culinária do Nordeste e shows sertanejos do Centro-Oeste, além das tradicionais quermesses organizadas pelas igrejas católicas.

Nós da Facens já estamos curtindo o arraiAR! E você, ficou com vontade? É só se achegar na nossa barraca na Festa Junina de Votorantim!

Um espaço interativo e cheio de brindes para quem passar por lá! Vai pra Festa? Não deixe de passar no espaço da Facens com toda a família!