Para quem estava com saudades daquele clima de Copa, temos uma boa notícia! A Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminina de 2023 está chegando!

Veja quais foram as atletas convocadas e que já embarcaram para a Austrália nesta segunda-feira, 3 de julho, na composição da seleção brasileira comandada pela técnica sueca Pia Sundhage.

Contraste no país do futebol

Mesmo o Brasil sendo um dos times mais reconhecidos no futebol masculino pelo número de conquistas em Copas do Mundo (pentacampeão), o futebol feminino brasileiro ainda engatinha.

Com a recente divulgação das jogadoras acima mencionada, um fato desperta atenção: das 26 convocadas, 18 jogam em times internacionais e a própria técnica tampouco é brasileira. O por quê?

Salário, público, investimento e patrocínio

Além da baixa remuneração, pouca audiência do público e investimentos e, até mesmo, patrocínios que times femininos recebem é pouco significante se comparado com os masculinos.

A situação é um ciclo vicioso que precisa ser quebrado, pois sem investimento não há visibilidade.

Instabilidade

Pela falta de investimentos, a profissão é muito instável no país. Em 2012, por exemplo, o time feminino do Santos encerrou as atividades por falta de orçamento e só retornou em 2015.

Essa “emigração” de jogadoras brasileiras é tão grande que, de acordo com relatório divulgado pela FIFA em 2023, o Brasil é o segundo país com mais jogadoras transferidas para outros países.

Melhores condições de trabalho e vida

Além de buscarem melhores condições de vida, as jogadoras brasileiras encontram em outros países melhores condições de trabalho e qualificação profissional.

Diferente do Brasil, em países – na sua quase totalidade sediados na Europa – onde o futebol feminino recebe investimentos consideráveis, os Centros de Treinamentos possuem infraestrutura adequada, contando com técnicos e profissionais altamente qualificados, no suporte do preparo físico, técnico e psicológico de jogadoras com alto desempenho.

Fato é que o futebol feminino brasileiro precisa de cada vez mais visibilidade, e nós podemos ajudar nessa missão prestigiando os jogos que começam em breve!

Se prepare para prestigiar nossas jogadoras durante a Copa do Mundo Feminina de 2023. Se ligue nas redes sociais da Facens que, em breve, vem novidade por aí!