As provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) acontecem somente em novembro, mas já são um pensamento constante na cabeça dos milhares de jovens brasileiros que desejam ingressar na universidade no início de cada ano.

Mas, você conhece como nasceu o ENEM? A criação ENEM foi inspirada no Suneung, teste de habilidade escolar utilizado na Coreia do Sul. O formato do exame que existe atualmente no Brasil só foi estabelecido em 2004, como uma forma de garantir o acesso de estudantes brasileiros ao Ensino Superior em instituições públicas e privadas.

Além do Brasil e Coreia do Sul, outros países também têm seu próprio exame de acesso à universidade. Veja alguns dentre muitos existentes:

Suneung ou CSAT (College Scholastic Ability Test) – Coreia do Sul

O exame coreano é uma das principais formas de acesso à universidade no país. As provas têm duração de 8 horas, com uma pausa para o almoço, e suas questões se dividem em seções de coreano, matemática, inglês, ciências sociais, ciências da natureza, educação vocacional e língua estrangeira.

Um fato curioso deste exame é que no dia, grande parte dos comércios e bancos fecham e o país entra em um “período de silêncio” para que os estudantes não sejam perturbados durante a prova.

Gaokao – China

É o exame de admissão para universidades na China, é considerado como o Enem da China, e é realizado anualmente em junho. Ele é composto por provas escritas em matemática, língua chinesa, língua estrangeira (geralmente inglês), física, química, biologia e história.

Os estudantes também podem escolher fazer provas adicionais em disciplinas específicas, como matemática avançada ou química, dependendo do curso de estudo que eles desejam se candidatar.

SAT (Scholastic Aptitude Test) – Estados Unidos

Este é o teste de admissão à universidade mais comum nos Estados Unidos e dentre suas áreas de avaliação temos: escrita, linguagem e interpretação de textos e matemática. O teste também conta com uma redação obrigatória e tem duração máxima de 3 horas e 45 minutos

Um fato curioso é que o SAT também é aceito por universidades em outros países ao redor do mundo, como no caso do ENEM em algumas universidades sediadas em Portugal, Canadá, Estados, França, Irlanda e Reino Unido.

Baccalauréat ou Bac – França

O exame final do ensino médio francês é um dos testes mais diferentes do ENEM, apresentando três versões distintas: profissional, tecnológico e geral. Todas as versões contam com provas de francês, geografia, história e filosofia.

Além dessas disciplinas, o estudante precisa selecionar umas das três linhas: literatura, ciências sociais ou ciências naturais. Essa escolha é importante, pois irá definir qual tipo de curso irá seguir na universidade.

Assim como no Brasil, se inscrever nos exames acima, os estudantes precisam preencher uma inscrição online e pagar uma taxa de inscrição.

Para mais conteúdo como este, oportunidades internacionais e curiosidades culturais, siga o DRI Facens no Instagram: @dri_facens.