A 49ª reunião do G7 ocorreu em Hiroshima, Japão, entre os dias 19 e 21 de maio. E a escolha da cidade como sede não foi ao acaso, o objetivo era lembrar o mundo dos danos catastróficos que uma bomba atômica pode causar, já que um dos principais assuntos do encontro foi a Guerra da Ucrânia.
O que é o G7?
O termo é uma abreviação de “Grupo dos Sete” e faz referência às reuniões dos sete países mais industrializados do mundo: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e o Canadá.
O principal objetivo dos encontros é tratar de questões urgentes no cenário internacional e assim coordenar políticas para solucioná-las. Apesar do grupo ser restrito à essas nações, representantes de outros países são sempre convidados a participar.
Participação do Brasil
O Brasil foi o único país sul-americano a participar como convidado da Cúpula do G7 em Hiroshima/ Japão. Convidado pela última vez em 2009, o Brasil volta a participar do evento esse ano pois será o presidente do G20 em 2024, evidenciando a aproximação do G7 com os países emergentes.