Dia de São Valentim (Valentine’s Day), dia dos namorados, celebrado nos EUA e alguns países da Europa em 14 de fevereiro de cada ano.
De acordo com a história mais conhecida desta data, o imperador romano Claudio 2º havia banido os casamentos por acreditar que homens solteiros poderiam render melhor no exército. O padre Valentim, que defendia que o casamento era parte do plano de Deus, passou então a organizar cerimônias em segredo.
Quando o imperador descobriu, o padre foi preso e sentenciado à morte. No entanto, durante o período em que ficou preso, acabou se apaixonando pela filha de um carcereiro.
No dia do cumprimento de sua sentença, ele enviou uma carta de amor à moça assinando “do seu Valentim”, dando origem a tradição de enviar cartões (correios elegantes) para a pessoa amada no dia 14 de fevereiro.
E como é a celebração em outros países? Confira aqui a lista que o DRI preparou!
Brasil
Em terras verde-amarelas, o dia dos namorados é em 12/06. A ideia de celebrar o dia dos namorados em junho veio do publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo, João Doria Jr.
Como era dono da agência Standart Propaganda, ele foi contratado pela loja Exposição Clipper para melhorar o resultado das vendas em junho, que eram sempre muito fracas.
Inspirado pelo sucesso do Dia das Mães, Doria instituiu o então Dia dos Namorados, em 12 de junho, véspera da celebração de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro. Fama atribuída a ele no Brasil.
Peru
Também celebrado em fevereiro, graças às celebrações do Carnaval, a maioria dos peruanos estão de férias, ficando com tempo suficiente para planejar como celebrar a data. Uma curiosidade é que, ao invés de trocarem rosas, muitos optam por presentear orquídeas, flor nativa do país.
Finlândia
Essa é para os solteiros! Por lá o objetivo é festejar com os amigos, já que a data é chamada de “Dia dos Amigos”, e não Dia dos Namorados. A flor oficial é a rosa cor-de-rosa, mas todos ficam satisfeitos de receber lembrancinhas, cartões ou doces na data.
Coreia do Sul e Japão
Nestes dois países, a comemoração acontece em dois dias. No Dia de São Valentim, as mulheres compram chocolates para os seus parceiros, familiares e colegas para mostrar o seu carinho e afeto. No dia 15 de março, conhecido como o Dia Branco, os homens oferecem bolos, doces e flores.
China
Festival Qixi, data mais próxima do Dia dos Namorados, acontece sempre no sétimo dia do sétimo mês do ano lunar. Muito mais que apenas celebrar o amor, a data representa a busca por um companheiro. A tradição é tão forte que, em 2019, a cidade de Fuzhou, capital da província de Fujian, não permitiu que divórcios fossem realizados durante a data.
Em suma, independente de quando e onde é celebrado, o Valentine’s Day vem se tornando um dia para que se manifeste as várias formas de amor, se expandindo a sua família, colegas de trabalho, amigos, pets etc.
E você, como vai comemorar? Fique ligado, uma surpresa te espera no campus em 14/02!