O Centro Universitário Facens tem diversas instituições de ensino e empresas internacionais como parceiras, visando sempre oferecer as melhores oportunidades de aprendizado e formação para os alunos. Um desses parceiros é a Technische Hochschule Ingolstadt (THI) que, desde 2018, se relaciona fortemente com as áreas de Engenharias Mecânica e Elétrica, Ciência da Computação e Negócios Digitais do Centro Universitário. Neste período, a THI já acolheu 9 estudantes da Facens a fim de cursar um período de mobilidade estudantil.
Neste ano, a THI criou o AWARE Center, voltado a estudos e pesquisas no desenvolvimento de aplicativos e tecnologias nas áreas de mobilidade, produção e energia. A rede conecta estudantes, professores e pesquisadores da Alemanha e da América Latina, cooperando com universidades e parceiros da indústria no Brasil, Argentina e Colômbia. O Centro é uma ampliação da Rede AWARE (Applied NetWork on Automotive Research and Education – Rede Aplicada em Pesquisa e Educação Automotiva), estabelecida pela instituição alemã em 2010.
Segundo Lester Faria, Diretor de Operações do IP Facens, a parceria com a THI se reveste da mais alta importância, na medida em que potencializa e cria sinergia em competências complementares de ambas as instituições para o desenvolvimento de produtos de alto valor agregado para a indústria automobilística. “Por meio da submissão conjunta de projetos ao Edital do ROTA2030, pretende-se impactar fortemente o setor automobilístico com o desenvolvimento de produtos que gerem diferenciais de negócios, agregando valor aos automóveis e à formação dos recursos humanos que farão uso dessas tecnologias desenvolvidas. Nesse sentido, a parceria entre a FACENS e a THI se mostra como uma simbiose de conhecimentos, dos quais variados e ricos frutos poderão ser gerados”, destaca o Diretor de Operações.
Além da THI, a Facens é parceira de instituições de ensino em 10 diferentes países. Desde 2014, a instituição já enviou mais de 300 alunos para atividades acadêmicas nas universidades parceiras, tendo recebido mais de 100 estudantes internacionais.