Entre 26 de julho e 11 de agosto acontecem os Jogos Olímpicos, em Paris. Em 16/04, a tradicional tocha olímpica foi acesa na antiga Olímpia, na Grécia e correrá por algumas cidades até atear fogo na pira olímpica no palco de abertura dos jogos.
É a terceira vez que os jogos acontecem na capital francesa. Desta vez, o lema é ““Ouvrons Grand les Jeux””, ou seja, “jogos bem abertos”, fazendo alusão a gratuidade de diversos eventos, maior acessibilidade e igualdade entre os competidores.
Confira aqui cinco curiosidades sobre esta edição.
Pela primeira vez, a cerimônia de abertura será fora de um estádio
O desfile de atletas, que tradicionalmente acontece dentro de um estádio, será no rio Sena, com barcos para cada delegação nacional. Viajando de leste para oeste, 10.500 atletas passarão por todo o centro de Paris.
Mobilidades esportivas aquáticas
A prova de águas abertas, antes chamada por “maratona aquática”, está prevista para acontecer no rio Sena. No entanto, a qualidade da água está abaixo do padrão dada a poluição.
Como Paris não é uma cidade praiana, o surfe será disputado no Taiti, na Polinésia Francesa, arquipélago ultramarino francês que fica na Oceania.
Conheça Phryjes, a mascote desta edição
Phryjes é um barrete frígio, uma espécie de touca, originariamente utilizada pelos moradores da Frígia, que foi adotado, na cor vermelha, pelos republicanos franceses na Queda da Bastilha, em 1789.
Dream team do basquete estadunidense
Com LeBron James, Stephen Curry, Kevin Durant e mais outras nove estrelas da National Basketball Association (NBA), os EUA anunciaram seu time de sucesso no basquete. Tem gente que acha que a disputa será pela medalha de prata, já que a de ouro parece estar garantida, não?
Medalhas
Serão disputadas 32 modalidades em Paris, com breaking e canoagem slalom caiaque extremo sendo as duas novidades. As medalhas terão pedaços da Torre Eiffel retirados das reformas realizadas nas últimas décadas no monumento.
Os Jogos Olímpicos serão transmitidos pela Globo, SporTV e CazéTV, no YouTube. Bora torcer?
Para mais conteúdo como este, oportunidades internacionais e curiosidades culturais, siga o DRI Facens no Instagram: @dri_facens.