Aqui no Brasil, comemoramos o Ano Novo na virada do dia 31 de dezembro para 1º de janeiro, um momento de celebração, festas, muitas tradições e renovação de esperanças.

O Ano Novo é a data preferida de muita gente e uma festa muito esperada! A nossa comemoração ocorre nessa data porque nós seguimos o calendário gregoriano, assim como a maioria dos países do Ocidente.

Porém, você sabia que existem povos e países que seguem outros calendários, que contam os meses e os anos de maneiras diferentes? O DRI separou algumas curiosidades sobre isso!

Confira abaixo algumas das diferentes datas em que se comemoram o Ano Novo ao redor do mundo:

China

Na China, o calendário seguido é o Lunissolar, que considera os movimentos da Lua e do Sol. O Ano Novo é celebrado entre meados de janeiro e fevereiro, no primeiro dia do calendário lunar. Esse ano, a China comemora o seu Ano Novo em 1 de fevereiro e estão chegando ao ano 4.720.

De acordo com as tradições, todos os anos são associados a um animal do horóscopo chinês e um elemento da natureza. O próximo é o ano do Tigre d’Água, e vai de 1 fevereiro de 2022 a 22 de janeiro de 2023, por exemplo.

As comemorações duram cerca de 15 dias, embora o feriado oficial seja de apenas 3. No último dia do feriado, ocorre o Festival das Lanternas, no qual as famílias acendem pequenas lanternas vermelhas, fazendo seus pedidos para o próximo ano.

Além disso, os chineses consideram esse um momento de estar com a família e muitas pessoas voltam às suas cidades de origem e se reúnem com os parentes. Também é comum que haja troca de presentes, mais uma de muitas tradições.

2022, o ano Tigre D’Água. (Imgem: Shutterstock)

Camboja, Tailândia, Mianmar e Laos

Nesses países da Ásia, o Ano Novo é comemorado no dia 13 ou 14 de abril. A data coincide com o movimento do sol do signo de Peixes ao de Áries, de acordo com as tradições budistas seguidas. O calendário budista está 543 anos à frente do gregoriano, totalizando 2565 .

Embora todos esses países comemorem no mesmo dia, a celebração tem um nome diferente em cada um deles: “Chaul Chnan Thmey” no Camboja, “Songkran” na Tailândia, “Thingyan” em Mianmar e “Pimai” em Laos.

As comemorações do Ano Novo são as mais importantes e esperadas do calendário budista, contando com grandes festas, que são tranquilas e sem fogos de artifício. Também é visto como um momento de reencontro das famílias.

As festas são repletas de água: as pessoas saem às ruas com mangueiras, baldes, copos ou o que estiver à mão. O importante é se molhar! Essa tradição marca também o fim do período de secas e início das chuvas, considerada a época mais quente do ano.

Criança comemora o ano novo na Tailândia, “Thingyan”. (Imagem: Shutterstock)

Índia

Na Índia, o Ano Novo é comemorado em datas diferentes de acordo com a região do país. Comemora-se em datas próximas a 1º de março no sul da Índia1º de outubro no Leste e no centro indiano e 14 de abril na comunidade tâmil.

Algumas das comemorações contam com muitas luzes, como lamparinas e fogos de artifícios, além de muitas fogueiras – por isso, a festa também é conhecida como “Festival das Luzes”. Em outros locais, comemora-se entre a família, com troca de presentes e comidas típicas.

Festival das Luzes, o ano novo indiano. (Imagem: Shutterstock)

Irã

O Ano Novo iraniano é chamado Nowruz e sua comemoração é entre os dias 21 e 31 de março. O país segue o calendário Persa e a data coincide com o primeiro dia da primavera no Hemisfério Norte.

Nowruz vem sido comemorado há mais de 3.000 anos e em 2010 a ONU adicionou o feriado à Lista do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO.

Como a festa marca também o início da primavera, a decoração é tradicionalmente repleta de flores e plantas, que começa a ser feita vários dias antes.

(Imagem: Shutterstock)

A mesa da noite de Ano Novo conta sempre com alguns elementos tradicionais, como brotos de lentilha ou cevada, frutos secos, alho e maçãs, entre outras coisas, que são dispostos formando a letra “S” (chamada de “visto” no alfabeto persa).

Comemora-se também o Charshanbe Suri, uma comemoração que antecede o Ano Novo. No Irã, é celebrado na última terça-feira antes de Nowruz. Geralmente é comemorado à noite, quando as pessoas acendem fogueiras e pulam sobre elas e soltam muitos fogos de artifício.

Esses são só algumas das muitas comemorações de Ano Novo que acontecem pelo mundo. Você conhece mais alguma? Escreva aqui nos comentários e acompanhe o DRI Facens nas redes sociais para mais curiosidades, cultura, notícias e novidades sobre os programas de intercâmbio da Facens!