Tirando as quadrilhas, quermesses e comidas típicas que só o Brasil tem, diversos países também reservam junho para homenagear São João.

No mesmo mês, países do hemisfério norte comemoram a chegada de uma nova estação com o solstício de verão, enquanto países do hemisfério sul celebram solstício de inverno, marcando a chegada do frio.

Partiu conferir como são essas festas?

Canadá

No dia 24 de junho, na Província de Quebec, é celebrado a Festa de São João Batista, também conhecida como La Fête Nationale du Québec (A Festa Nacional de Quebec), que além de homenagear o patrono dos franco-canadenses, é comemorado o movimento separatista da província e a chegada do verão com grandes shows, desfiles e fogueiras.

Espanha

Na Espanha, a festa em homenagem à São João é quase um ano novo!

Os espanhóis acompanham a virada do dia 23 para 24 de junho com fogos de artifício e fogueiras, já que o fogo é um elemento essencial nas celebrações.

Suécia

Entre os dias 19 e 25 de junho, acontece o festival Midsommar, onde suecos comemoram o solstício de verão com danças e canções ao redor do Mastro de Verão, decorado com flores e plantas.

Mas calma, na vida real o festival é bem mais tranquilo do que aparenta no filme Midsommar – O Mal Não Espera a Noite.

Porto Rico

A festa de São João é bastante celebrada na ilha de Porto Rico, por ser uma homenagem ao patrono do país.

Nessa data, um costume é se jogar de costas no mar três, sete ou até doze vezes à meia-noite para afastar coisas ruins e ter uma vida mais leve e tranquila.

Peru

No dia 24 de junho é celebrado no país a Festa do Sol, também conhecida como Inti Raymi. Seguindo uma tradição inca, diversos turistas vão até a cidade de Cusco acompanhar performances teatrais carregadas de espiritualidade e misticismo.

Além de preservar tradições do passado, os peruanos aproveitam a data para celebrar o solstício de inverno no hemisfério sul.