Os admiradores de futebol estão presenciando o uso da tecnologia para maior eficiência nos jogos da Copa 2022. E nós selecionamos algumas destas tecnologias aplicadas abaixo:
A sustentabilidade do evento
Para promover a neutralidade de emissão de carbono, serão utilizados painéis solares para captação de energia, com telhados retráteis e lâmpadas de LED. Tudo para que o evento seja considerado a primeira Copa sustentável.
Uma curiosidade é que os estádios também armazenarão energia solar. Quando não houverem jogos programados, a energia poderá ser utilizada em outros casos.
Uniformes tecnológicos
Para esta edição da Copa, a Nike desenvolveu os uniformes dos atletas com uma tecnologia Dri-FIT que mapeia o suor e calor corporal dos jogadores. A intenção é que a roupa seja ventilada. E por meio do mapeamento identificar exatamente quais pontos mais precisam de resfriamento.
Além disso, os designers projetaram os uniformes composto de 100% de poliéster reciclado de garrafas plásticas e o uso deste material é capaz de reduzir as emissões de carbono em até 30%, se comparado ao poliéster puro.
Arbitragem com ajuda tecnológica
Os árbitros desta edição também contam com o auxílio da tecnologia nas decisões durante os jogos. A Al-Rihla, bola criada especificamente para esta Copa, está equipada com um sensor de movimento produzido pela Adidas que capta e envia dados 500 vezes por segundo, auxiliando os árbitros na tomada rápida de decisões, por exemplo, a saída de bola do campo ou não.
Outra tecnologia que está sendo testada nesta Copa é a do impedimento semiautomático, na qual se utilizam 12 câmeras montadas sob a cobertura dos estádios ligadas a um sistema de inteligência artificial, que rastreiam a bola pelo campo com o intuito de tornar mais clara e justa as decisões em campo.
Para mais conteúdo como este, oportunidades internacionais e curiosidades culturais, nos siga no Instagram: @dri_facens.