A edição de outubro do Boletim Internacional do DRI está no ar e uma coisa ficou clara: só deu o Brasil no esporte.
O que de bom aconteceu pelo mundo no mês passado?
Nobel
Os vencedores de cada uma das 6 categorias do Prêmio Nobel de 2023 foram divulgados neste mês. Confira a lista completa:
Medicina – Katalin Karikó (bioquímica húngara) e Drew Weissman (médico norte-americano)
Física – o prêmio foi dividido entre os físicos Pierre Agostini (Universidade Estadual de Ohio/EUA), Ferenc Krausz (pesquisador do Instituto Max Planck de Óptica Quântica/Alemanha) e Anne L’Huillier (Universidade de Lund/Suécia)
Química – Moungi G. Bawendi (cientista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts/Estados Unidos), Louis E. Brus (cientista da Universidade de Columbia/Estados Unidos) e Alexei I. Ekimov (Nanocrystals Technology Inc.).
Literatura – Jon Fosse (escritor e dramaturgo norueguês) 5 out
Preservação da paz – Narges Mohammadi (ativista pelos direitos humanos no Irã)
Economia – Claudia Goldin (professora da Universidade Harvard)
O Brasil, infelizmente, segue sem ganhar o prêmio. No entanto, nossos vizinhos latinos já ganharam: Argentina tem 5 prêmios, México 3, Guatemala 2, Colômbia 2 e Venezuela 1.
Quer saber mais sobre a premiação? Confira outro texto que o DRI elaborou para o Blog Facens em 2021.
Rumo a Paris: conquistas do esporte brasileiro (e foram muitas!)
Em outubro, aconteceu o Pré-Olímpico de Vôlei Masculino, primeira etapa de classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Assim como nossas meninas, o time masculino também garantiu a vaga os jogos olímpicos do ano que vem.
No mundo da ginástica artística, em outubro chegou ao fim o Mundial da modalidade, principal classificatória para os Jogos Olímpicos. Pela primeira vez na história, o Brasil conquistou uma medalha por equipes.
Além disso, as atletas Flávia Saraiva e Rebeca Andrade também conquistaram as medalhas de bronze e prata, respectivamente, na prova de solo.
Fechando a participação brasileira no mundial de ginástica, a atleta Rebeca Andrade conquistou a medalha de ouro na prova de salto. Confira esse momento:
Por falar em Olimpíadas…
O Comitê Olímpico Internacional divulgou que os Jogos Olímpicos de Los Angeles de 2028 vão ter 5 novas modalidades: críquete, flag football, squash, baisebol e lacrosse.
Jogos asiáticos
Entre os dias 23 de setembro e 08 de outubro aconteceu a 19º edição dos Jogos Asiáticos, desta vez em Hangzhou, na China. Sendo a maior competição da Ásia, a competição acontece a cada quatro anos e conta, atualmente, com 61 modalidades, incluindo competição de jogos digitais, como League of Legends (LoL) e King of Glory.
A edição contou com número recorde de atletas: mais de 12 mil. Outro destaque foi a utilização de energia verde durante o espetáculo de abertura e substituição dos tradicionais fogos de artifícios por versões digitais. Confira aqui o vídeo da abertura dos Jogos deste ano.
Mais um pouco de esporte: confira os destaques do Bola de Ouro de 2023
No dia 30/10 aconteceu a 68º edição da cerimônia de entrega de prêmios do Bola de Ouro, uma das maiores premiações do futebol, organizada pela revista France Football.
Pela oitava vez, Lionel Messi ganhou o prêmio de melhor jogador do mundo. Atualmente, o atleta argentino é o maior vencedor da categoria.
Na categoria de melhor jogadora do mundo, foi a vez da atleta espanhola Aitana Bonmatí ganhar. Outro destaque foi a conquista do brasileiro Vinicius Jr., que recebeu o Prêmio Sócrates, destinado a atletas envolvidos com causas sociais.
Primeiro indígena a ocupar cadeira na Academia Brasileira de Letras: conheça Ailton Krenak
No dia 05 de outubro, Ailton Krenak se tornou o primeiro indígena a ingressar na Academia Brasileira de Letras (ABL)*, passando a ocupar a cadeira 5, que já pertenceu a Rachel de Queiróz e José Murilo de Carvalho.
Mantendo a tradição da oralidade indígena, Krenak não tem o costume de escrever. Todos os seus livros são transcrições de suas entrevistas, discursos e conversas. Suas obras já foram traduzidas para 13 países e sua presença em fóruns e seminários internacionais é constante.
*A ABL é uma instituição cultural composta por 40 membros efetivos e perpétuos (também chamado imortais) e tem por objetivo cultivar a língua e a literatura nacional.
Dia Internacional da Erradicação da Pobreza
Dia 17 de outubro é o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, estabelecida em 1992, após aprovação das Nações Unidas. A data foi escolhida porque, no mesmo dia, em 1987, mais de cem mil pessoas foram às ruas em Paris para homenagear pessoas que se encontravam em situação de extrema pobreza.
Atualmente, de acordo com Índice de Pobreza Multidimensional Global de 2023, publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), há 1.1 bilhão de pessoas pobres no mundo. Dessas, 47,8% vivem África Subsaariana, 34,9% no sul da Ásia e 3% vivem na América Latina e Caribe.
DRI Indica – Sessão Leitura Conecta o Mundo
Devido ao Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, a dica de hoje é o livro “Quarto de Despejo – Diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus, disponível na Biblioteca da Facens. Confira um trecho:
2 de agosto: Vesti os meninos que foram para a escola. Eu saí e fui girar para arrancar dinheiro. Passei no Frigorífico, peguei uns ossos. As mulheres vasculham o lixo procurando carne para comer. E elas dizem que é para os cachorros.
Até eu digo que é para os cachorros…