Após o sucesso da edição dos Jogos Olímpicos de 2020 (2021), em 24 de agosto começou uma nova maratona de competições esportivas: os Jogos Paralímpicos de Tóquio.
Recheado de tecnologia e grandes expectativas para a quebra de grandes recordes mundiais, essa edição vai até 05 de setembro e o os atletas estão em busca de grandes resultados.
A primeira edição dos Jogos Paralímpicos ocorreu em 1960, na cidade de Roma (Itália), baseada nas competições esportivas realizadas na Inglaterra nos anos anteriores como forma de reabilitação para militares feridos durante a Segunda Guerra Mundial.
Com o sucesso das competições, o evento passou a ser realizado alguns dias após o encerramento dos Jogos Olímpicos, com o mesmo intervalo de quatro anos entre as edições.
Durante os Jogos Paralímpicos de Seul (Coreia do Sul) em 1988, o apoio do Comitê Olímpico Internacional foi essencial para a formação do Comitê Paralímpico Internacional (IPC).
Os jogos atuais são compostos por 27 modalidades esportivas, sendo esportes adaptados de acordo com os participantes (como o atletismo e a natação) e alguns exclusivos dos Jogos Paralímpicos (tais como o goalball – disputado por deficientes visuais – e bocha).
Além das adaptações de modalidades, os jogos também contam com diversos recursos tecnológicos para auxiliar no desempenho dos atletas, no fair play e, claro, nas transmissões.
Os Jogos Paralímpicos passaram a ganhar mais tempo de transmissão a partir dos anos 2000. Desde então, as competições são transmitidas em diversos canais oficiais pelo mundo todo.
Com o avanço da internet, o tema também passou a ser comentado e explorado cada vez mais pelos usuários, resultando em visibilidade, apoio e reconhecimento das modalidades e dos atletas.
O resultado desse sucesso também reflete na produção de conteúdos abordando o tema, como filmes, livros, podcasts, programas especiais e documentários.
Recentemente, estreou no serviço de streaming Netflix o documentário “Pódio para Todos” (“Rising Phoenix” no original) que acompanha por oito anos a história de nove atletas de diferentes países nos preparos para competir nos Jogos Paralímpicos, o terceiro maior evento esportivo do mundo.
Contendo entrevistas, filmagens de competição e do cotidiano de cada um deles, o documentário procura oferecer uma amostra sobre a jornada individual dos atletas em sua dedicação ao esporte.
O desempenho do Brasil nos Jogos Paralímpicos
O Brasil participa dos Jogos Paralímpicos desde 1972 e, até a última edição Rio 2016, mostrou uma grande evolução e é motivo de orgulho para todos nós!
Segundo levantamento do departamento de Ciências do Esporte do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), os atletas que representaram o país já conquistaram 301 medalhas na história. Ao todo, foram 87 de ouro, 112 de prata e 102 de bronze.
O Comitê Paralímpicos Brasileiro compilou 20 perguntas e respostas para você saber mais sobre a participação do Brasil nesta edição e também em outras. Para ler mais, clique aqui.
Texto original em: https://blog.facens.br/voce-conhece-a-historia-dos-jogos-paralimpicos/