A gente já conhece muito bem como é celebrado a Páscoa pelo Brasil, mas você já se perguntou se é assim em outros lugares do mundo também?
Separamos aqui uma lista de países que celebram o feriado de uma forma diferente de nós, brasileiros. Confira!
A Páscoa
Feriado em celebração a ressureição de Jesus Cristo, a Páscoa, uma tradição cristã, ao longo dos anos se fundiu com cerimônias pagãs de primavera da Europa. Por conta disso, hoje em dia, a data é também associada a coelhos e ovos, por exemplo. Para muitas culturas, é símbolo de renovação, renascimento e esperança.
Escócia
Sendo uma data importante no país, a brincadeira mais popular é uma competição entre as crianças: elas rolam os ovos de galinha decorados por uma ladeira e o que chegar mais longe sem quebrar é o ganhador.
Além disso, nesta época, é popular o Hunting of the Gowk, que ocorre no dia 1º de abril. Nessa brincadeira, as pessoas enviam amigos e familiares em uma caça ao Gowk, termo escocês para bobo da corte, que é supostamente encontrado em lugares improváveis.
Austrália
Coelhinho da páscoa, o que trazes pra mim? Aqui não.
Enquanto em muitos países, a entrega dos ovos é de responsabilidade do coelho, do outro lado do mundo, na Austrália, quem distribui os ovos é o Bilby, um marsupial nativo do país. O coelho, conhecido pela sua capacidade de reprodução, representa uma praga para o ecossistema australiano e é um risco até para o Bilby, que pode ser extinto.
Outra tradição é o Sydney Royal Easter Show, um dos maiores festivais do país, recebe anualmente cerca de um milhão de pessoas e é marcado pela celebração da cultura australiana com um festival de agricultura, comidas típicas, jogos e competições.
França
Nem coelho, nem Bilby. Na França, o que traz os ovos da páscoa são os sinos!
Isso mesmo! De acordo com uma lenda, no sábado da Semana Santa, os sinos das igrejas voam até Roma, onde são abençoados. Ao retornarem ao país, deixam cair ovos, galinhas e coelhos de chocolate, que são caçados pelas crianças no domingo de Páscoa.
Espanha
Por lá, a semana toda de feriado e a celebração é marcada por procissões organizadas por grupos religiosos conhecidos como cofradías. Cada cofradía tem sua própria figura com representações de Jesus ou da Virgem Maria, geralmente carregadas por “nazarenos“, penitentes que usam túnicas e capuzes pontiagudos.
Peru
A Semana Santa no Peru também é marcada por procissões e até festivais gastronômicos. As cidades de Cusco, Ayacucho e Junín têm tradições que demonstram a devoção e a fé que misturam as crenças andinas e católicas.
Em Cusco, por exemplo, na Segunda-Feira Santa, acontece a procissão do Señor de los Temblores. Das varandas e sacadas das casas, são jogadas pétalas de ñucchu, uma planta de cor vermelha.