A música sempre foi um meio usado pela sociedade para contar suas histórias e inspirar emoções naqueles que a escutam. Não diferentemente, o Jazz surge como um reflexo da diversidade cultural e a originalidade de um país.
Você sabe qual país é esse? Então continue lendo!
O berço do jazz
Criado por volta do século 20 na cidade de Nova Orleans/Estados Unidos, o jazz surgiu devido ao caldeirão de influências culturais que existia na região.
Sua influência vem principalmente das músicas africanas e seus variados estilos, que eram usados como forma de expressão pelos escravos na época. Entretanto, também sofre influência das músicas clássicas europeias ao blues americano.
Vozes do Jazz
Louis Armstrong
Nascido em 1901 na cidade de Nova Orleans, Estados Unidos, Louis Daniel Armstrong foi um cantor e multi-instrumentista que contribuiu e muito para a disseminação do jazz. Vindo de uma família pobre, desde a infância a música era uma fonte de alguns trocados.
Após um incidente durante a adolescência o músico passou um ano e meio no reformatório, período no qual seu contato com a música foi ainda mais intenso ao tocar na banda da instituição.
Durante os anos seguintes, Armstrong aproveitou os bicos e oportunidades que surgiam para conquistar seu espaço na música sendo inclusive apadrinhado por Joe “King” Oliver, outro grande nome do jazz norte-americano.
Conhecido por sua voz grave e seu incrível talento tocando trompete, Louis Armstrong foi popularmente conhecido como “a personificação do jazz” por sua musicalidade inata e disciplina técnica, sendo uma das principais referências de todos os tempos.
Jazz na Usina Cultural Facens
Entre os dias 12 a 16 de abril, a Usina Cultural Facens abre suas portas para receber a 2ª edição do Festival de Jazz de Sorocaba, na qual mais 50 grandes artistas brasileiros apresentarão um repertório nacional e internacional dos principais artistas do gênero.
? De 12 a 16/04
? Evento Gratuito!
Para mais informações, acesse: Festival de Jazz de Sorocaba