A Academia Brasileira de Letras (ABL) é uma das mais antigas entidades culturais do Brasil, tendo sido fundada em 1987 por grandes nomes da literatura nacional que, inspirados pela Academia Francesa, decidiram estabelecer uma versão desta instituição no país.
Composta por 40 membros efetivos e 20 sócios correspondentes estrangeiros, a Academia foi criada com o objetivo de promover e cultivar a língua portuguesa e a literatura nacional.
As cadeiras são concedidas de forma vitalícia, ou seja, ficam vagas somente após o falecimento de um membro. Para ser elegível a um assento, o candidato deverá:
- Ser brasileiro nato;
- Ter publicado, em qualquer gênero da literatura, obras de reconhecido mérito ou, fora desses gêneros, livros de valor literário.
A eleição de novos membros
Após a morte de um de seus membros, a Academia realiza uma eleição por meio de votação secreto. É realizada a Sessão da Saudade e a partir deste momento os interessados dispõem de 2 meses para se candidatarem por meio de uma carta enviada diretamente ao Presidente.
A eleição irá acontecer 60 dias após a declaração da vaga e uma cerimônia é realizada para acolher este novo membro.
Curiosidades sobre a ABL
- Machado de Assis foi o primeiro presidente eleito da Academia Brasileira de Letras e também nomeado como “presidente perpétuo”.
- Apesar do cunho literário, a Academia também possui membros em outros segmentos como historiadores, padres e médicos. Esta diversidade vem devido à busca da instituição por trazer mais valorização da cultura popular brasileira.
- O romancista, crítico e teatrólogo Henrique Maximiliano Coelho Neto (mais conhecido como Coelho Neto) foi um dos fundadores da Academia e também um dos poucos brasileiros a serem indicados para receber o Prêmio Nobel de Literatura. Nomeado em 1933, acredita-se que ele seja o escritor brasileiro que esteve mais próximo de receber a premiação.
- Recentemente, dois nomes da arte brasileira foram nomeados como novos membros da Academia: a atriz Fernanda Montenegro e o cantor Gilberto Gil. A inclusão destas duas figuras ao corpo de membros é uma forma que a Academia encontrou de se aproximar mais da cultura popular brasileira.
E aí, gostou? Para mais conteúdo como este, oportunidades internacionais e curiosidades culturais, siga o DRI Facens no Instagram: @dri_facens