A quinta geração da telefonia móvel, também conhecida como “5G”, é a nova tecnologia de transporte de dados envolvendo dispositivos móveis.  Basicamente, o 5G trouxe a melhoria da latência (capacidade de resposta da rede) na interligação de pessoas e objetos, armazenamento em nuvem (cloud), serviços inteligentes nas cidades e no processamento de dados.

 Em teoria, o 5G suporta simultaneamente mais de um milhão de aparelhos por quilômetro quadrado e, em seu potencial máximo, forneceria velocidade de conexão de 20 Gbps. Portanto, o 5G revoluciona ao permitir a conexão “de tudo”. É a internet ao mesmo tempo em todo lugar. Ubíquo!

Consagração do uso da tecnologia nas Olimpíadas

De 23/07 a 08/08/2021 ocorrerá a 32ª edição dos jogos olímpicos em Tóquio, uma das cidades mais futuristas e complexas no globo. Portanto, fazendo-se vale desta fama, o governo japonês vem investindo em carros autônomos (para transporte de atletas e voluntários durante os jogos), robôs programados com tradutores simultâneos por toda a cidade (facilitando a comunicação e informação de direção) e na transmissão das competições em 8K (com resolução de tela em 7680×4320p). Nas entrelinhas, pelo 5G, o Japão consagrará o uso da tecnologia nas Olímpiadas não só na melhoria do desempenho dos atletas (por exemplo, de vestimenta e calçados), mas também no atendimento ao público, como citado e ilustrado nos vídeos abaixo.

Cabe frisar que toda essa tecnologia vem como aliada em um momento em que o distanciamento social e restrições de mobilidade são impostos pela pandemia por Covid-19. Os robôs terão grande contribuição na contenção da disseminação do vírus, uma vez que substituirá a atividade humana em diversos setores como atendimento, realização e entrega de pedidos, participação remota, coleta de materiais nos campos de prática esportiva, dentre tantas outras.

Vídeos ilustrativos:

Autoria do DRI Facens: por Jean Santiago, Rosi Vieira e Viviane Pimenta