Os primeiros japoneses desembarcaram em Santos em junho de 1908, a bordo do navio Kasato Maru. Este nome já nos é familiar, certo?
Dado a situação política e econômica do Japão, que se encontrava nos últimos anos da chamada Era Meij (1868-1912), aliado a propaganda positiva do Brasil no exterior, cerca de 700 japoneses vieram ao Brasil na busca de melhores condições de vida. No entanto, como o trabalho era, em sua maioria, em lavouras de café, muitos acabaram voltando ao seu país de origem.
O segundo navio com imigrantes legalizados, o Ryojun Maru, chegou ao Brasil no em 1910, trazendo mais de 900 pessoas. Com o tempo, o fluxo cresceu a ponto de tornar a colônia japonesa de São Paulo a maior fora do Japão. Os imigrantes trouxeram muitos hábitos, novos costumes e técnicas, estas ainda presentes em nosso dia a dia.
Confira abaixo alguns exemplos:
- A plantação de soja, que atualmente o Brasil é o maior produtor, foi inserida justamente pelos japoneses. Outros tipos de alimentos são a maçã fuji, caqui, pepino, rabanete, broto de bambu, abóbora cabotiá, espinafre japonês, arroz cateto, feijão azuki, acelga, nabo, rabanete, batata-doce, inhame e a cebolinha;
- Além da pimenta-do-reino e da receita do famoso shoyu (molho de soja), também foram os japoneses que aperfeiçoaram a nossa plantação de batata, tomate e arroz.
- O Brasil recebeu mais de 250 mil imigrantes japoneses entre 1908 e 1970. Atualmente, cerca de 2 milhões de japoneses e descendentes vivem no Brasil, a maior população de origem japonesa fora do Japão.
- A culinária japonesa é reconhecida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
- Um instrumento japonês bastante conhecido é o taiko, tambor que ao longo da história foi utilizado como meio de comunicação, na religião, em festivais, na guerra e no teatro. Este ano, durante o UP Facens, alguns alunos puderam apreciar a apresentação do grupo Inazuma Taiko.
- Os mangás e animes são alguns dos elementos culturais do Japão mais conhecidos no Brasil. No dia 12 de junho, a Biblioteca Facens organizou um bate-papo bem interessante sobre o tema.
- Judô, Jiu-Jitsu e Karatê, amplamente praticadas aqui no Brasil, são de origem nipônica.
- No campo das religiões trazidas pelos imigrantes japoneses, o budismo veio para o Brasil no começo do século 20.